sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Segunda semana, Bruxelas!



Bruxelas lembra Paris – perdoem, mas é impossível não comparar, principalmente chegando da França: mesma língua, mesma cor dos prédios, clima quase o mesmo... Se o primeiro contato é com a imensa área próxima ao Palácio Real, Bruxelas parece...digamos, uma Paris mais sisuda.  Não só pelo semblante dos belgas - com o forte traço dos nórdicos - e sim, sobretudo, pela seriedade da arquitetura.
Mas se você começa a visita pelo centro antigo, nas proximidades da Gran Place, a impressão é outra. Uma cidade belíssima, com sua arquitetura típica e ruelas bucólicas, a pedir uma câmera em cada cruzamento. Na Gran Place, beleza absoluta. Um dos locais mais lindo onde já estive. 
Com seus suntuosos predios seculares, a Gran Place emociona não só pela riqueza da arquitetura...


.. mas pela excelente conservação e aproveitamento do patrimonio valioso... 

...e pela grandiosidade de todas as edificações.
 
Sim, duas línguas oficiais.
Logo de início Camila – nossa filha que mora em Bruxelas há cinco meses - faz um aviso: não se assustem com TUDO escrito em duas línguas: o francês e o deutch. Por uma herança histórica de diversas dominações, a Bélgica é um país que une povos provenientes de regiões da França e Holanda. Assim,  tanto o holandês como o francês" sáo considerados línguas oficiais. É lei federal o uso dos dois idiomas, aplicados religiosamente em tudo: de anúncios pela cidade a indicações de preços e alimentos em supermercados. E em mapas e nos nomes das estaçoes do metrô - o que chega a confundir os menos avisados.
Estranho ou não, esta é a maneira encontrada para que dois povos, que por circunstäncias historicas acabaram vivendo no mesmo pais, mantenham sua identidade.  .
Parque deslumbrante 
O Parque Royale, repleto de esculturas modernas a ressaltar os símbolos belgas, é deslumbrante! Principalmente nessa época do ano. As árvores, cujas folhas já não são verdes, estão tingidas de amarelo ou vermelho...E oferecem um espetáculo único.

Pássaros regorjeiam entre os galhos, as folhas vão se desprendendo ruidosamente em direção ao chão...Cenas para serem apreciadas por horas até...
  Não parece uma obra de arte?
                Como numa sinfonia de outono, pronta a ser imortalizada e que deixaria deslumbrado qualquer pintor impressionista.

Símbolo


Esta escultura é uma “couve de bruxelas”, um dos símbolos da cidade – como a cerveja, o chocolate – sendo ”trazida por uma cegonha”, numa montagem do Parque Royale.

                                                                 ----000o000---



2 comentários:

Marina disse...

Adorei a idéia da Livia!!! Aproveitem muuuuito, tenho certeza que vai ser uma experiência inesquecível! :))))

Beijo grande pra vocês e pras meninas....

Marina (ou maridinha, apesar de nesse momento a Lívia estar me traindo hehe ;)

Lívia disse...

Kkkkkkkk maridaaaaa, que saudades!! Gostou da ideia? Me inspirei em vc! Hahaha

Jamais traio maridinha, as gringas sao apenas uma situacao passageira..... ;)