sábado, 3 de novembro de 2012

Ainda Bruxelas

O vinho e os Bobôs (Bourgeois Bohême)

A Feira de Saint Gilles é tradicional às segundas-feiras em Bruxelas. E, em grande parte, por ter sido eleita como o programa predileto dos Bobôs* da cidade. Isso mesmo, Bourgeois Bohême - ou boêmio burguês-  expressão sempre em moda na Europa, que define um gênero de jovem que se agrupa para compartilhar seus valores, independentemente de diferenças e condição social dos outros membros  - os muito ricos, por exemplo, preferem esconder essa condição.
Essa feira no bairro de Saint Gilles é considerada um programa típico de Bobôs. Todas as segundas-féiras centenas de rapazes e moças se acotovelam na pequena Praça da Comuna, o belo prédio da Comuna - espécie de sub-prefeitura de Bruxelas. E ali, em pé, durante horas, degustam variedades de vinhos exclusivos processados "biologicamente" ou "bio", como definem a bebida vendida em barracas ou tendas pelos próprios produtores, pequenos vinicultores que levam e servem diretamente seus vinhos brancos ou tintos. Se são bons? São gostosos! Alguns, talvez, não sejam aprovados por um enófilo exigente. Mas, ali na praça, dividindo pequenas mesas e disputando qualquer espaço para a própria taça, ninguém parece estar preocupado com uma bebida complexa.




Os vinicultores servem também azeitonas e tapenades com pão para acompanhar



Muito bom curtir a Feira. Mas não se pode descuidar da própria taça.


* Fui saber mais: o termo Bobô foi cunhado a partir do livro de David Brooks, chamado Bobôs no Paraiso e publicado em 2000, onde ele fala de uma entáo nova classe alta e como ela surgiu, a partir do movimento yuppie nos anos 80. 


Nenhum comentário: