segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Coloridos da Provence

Quando decidimos visitar a Provence, sabíamos que nesta época náo teríamos a visão maravilhosa, que me encanta, dos campos da lavanda. As floradas começam em maio e vão até agosto. Eu não teria o mesmo privilégio de minha amiga Elsa, em maio, de ser fotografada em meio a um campo florido na região de APT. Mas o que também não esperávamos era encontrar esse colorido tão intenso das árvores. Claro, é outono! 
E os tons da folhagem vai do amarelo ao laranja e chega ao vermelho, num espetáculo incrível, que se renova a cada dia.
Embora Aix seja uma cidade deliciosa e suas ruelas recheadas de novidades sejam sempre um convite ao caminhar sem preocupação com as horas, a região - ou Le Pays d'Aix, como se diz por aqui - oculta tesouros incríveis, com edificações de mais de 2 mil anos, outras da Idade Média, carregadas das histórias e de nomes de celebridades que povoam nosso imaginário desde a infância. 
Alguns meses antes de nossa viagem, minha amiga Tânia B. propôs um encontro com sua amiga Selene C. que vivera por aqui alguns anos atrás. Foi um encontro delicioso, em que  falamos muito de Paris, onde ambas viveram e tinham muitas dicas - que conferi e ainda vou contar - e também dessa apaixonante Provence. Ao final, Selene me encaminhou um mapa de toda a área - onde se via alguns nomes já comentados por outros amigos que estiveram por aqui, como Elsa e Adilson - e garantiu: "vocês podem andar muito, de carro. E onde forem encontrarão coisas maravilhosas". É verdade.  Mas, chegando aqui, nem imáginávamos por onde começar...
A Provence,  como aponta um Geoguide excelente que comprei ainda em Paris -  por apenas 2,50 Euros, acreditem! -  engloba mais de 70 localidades, incluindo as cidades maiores como Aix, Marselha e Avignon e lugarejos quase sempre bucólicos; muitos, com alguma história que justifica a visita. Mas o fato de ser em francês, com tantas descrições minuciosas, este meu guia não nos ajudou muito no início.(Depois, mais acostumados com sua metodologia, foi de grande utilidade). Um outro guia em inglês é que acabou nos direcionando. 
Assim, dois dias após nossa chegada a Aix, iniciamos nossos passeios, numa sexta-feira, contentes porque o tempo estava contribuindo, embora sem o sol da véspera. Nosso percurso inicial traçado pelo Ernesto, começava por algumas cidadezinhas numa área de 70 kms. Com a ajuda do GPS, definimos, como de costume, trafegar pelas estradas secundárias, para termos uma vista mais interessante do que pela autopista. Mas nem precisamos alcançar essas vias para nos maravilharmos com a paisagem...Vejam!



De longe, a imagem encanta...


...atrai e desperta um desejo:



o de conhecer melhor esse colorido mágico,

esse efeito intrigante na montanha.

                                                 
                                         
                                                  Então, uma "parada obrigatória"...

                                            

 ...mostra delicadas folhas...

                                                              
 

...e até a harmonia do calcário na montanha,

                  que compõem a paleta especial da natureza, a esta época na Provence


                                                          -----OOO000OOO-----




Nenhum comentário: