quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Doces delícias da Provence

Mais delícias


Os calissons: delícias com gosto de amêndoas

Além dos pães com farinhas e grãos integrais, dos croissants  e baguettes, Aix en Provence oferece uma delícia à base de amêndoas: os calissons. Esses delicados doces, em forma de navete, são oferecidos nas boas boulangeries da cidade e da região. Trata-se de uma pasta de amêndoas (ou marzipan) confitada e coberta com uma crosta crocante de farinha e açúcar, que os franceses chamam de "hostie". Sobre sua origem, se diz que essa maravilha tornou-se uma especialidade local, desde que era distribuida, no passado, aos fiéis, nas grandes festas religiosas. À época da peste, em 1630, atribuia-se aos calissons o poder de proteger contra o "mal súbito". Em algumas boulangeries se pode encontrar os calissons avulsos, mas na maioria das veze eles são apresentados em caixas finas para presentes.



Nas caixas, um presente fino

--00--

Apesar da proximidade com Aix, Grèoux Les Bains também tem suas especialidades locais


Os Sacristains fazem sucesso ali. São tiras de massa folhada açucaradas,
 cobertas ou não com gotas de chocolate.

O Vile Sainté, da mesma cidade, é uma telha de massa crocante e finíssima  (tipo bijú),
totalmente coberta com lascas de amêndoas (hummm!!)

Gibassier: uma massa grossa e firme, aromatizada com alecrins ou canela, é o que se oferecem nas brasseries de Salon de Provence, lugarejo a cerca de 40 km de Aix.
 Essa mesma iguaria pode ser encontrada em algumas padarias de Aix
 na versão oliva, em que a massa (doce) fica mais fofa e úmida de azeite.
 Diferente (mais dura) e muito saborosa.

Quanto aos pães, a baguete é a mais comum em todas as cidades da França. Mas é bem seca, semelhante ao nosso pão italiano. Percebo que aqui não se recorre à fermentação para obter-se a maciez dos pães. Na grande maioria das vezes eles são bem secos -mas gostosos. E quando se pretende uma massa mais macia, a opção é a manteiga, como na dos croissants, que disputam com as baguetes - de diferentes sabores e formatos - a preferência dos franceses. Ah! E os pães são feitos de manhã e a tarde em quantidade limitada. São comprados sempre fresquinhos.


                                                                    -----OOO000OOO-----

Nenhum comentário: