Em Beaume resolvemos abrir máo de pratos mais encorpados - já que náo conseguíamos deixar de degustar algumas outras delícias que estavam sempre seduzindo nossos olhares. Então, decidimos recorrer às saladas nesse dia, o que foi uma excelente opção
. E aqui, as anduilletes – sempre presentes nos cardápios - foram uma escolha mais feliz do que em Vèzelay, como contarei depois. São esses embutidos de miudos, bastante saborosos, parecidos com nossa calabresa. Entre as poucas possibilidades de restaurantes abertos na pequena cidade nessa segunda-feira, entramos no Le Carnot, bem no centro da cidade, decoração aconchegante, bem aquecido. Quando o garçom, bastante ocupado, conseguiu chegar à nossa mesa, pedimos os pratos
Esta salada especial da casa, trazia, além das anduilletes, verduras, tomate e scargots, presunto persilé ( que inclui camadas de salsa bem picada) e um ovo pochê preparado de modo muito diferenciado - que ainda hei de aprender como é. Chega "arrematando" o prato, semelhante a um pedaço de bom queijo.
Bom, para quem gosta de substituir uma refeição por uma salada, acho que essas aqui valem como uma dica, pois são leves e ao mesmo tempo, bem nutritivas.
A salada chèvre chaud bastante popular por aqui, traz, além do mix de folhas verdes e tomates, torradas com queijo brie coberto de bacon e gratinadas (deliciosas!),
lascas de amêndoas e molho branco com ervas variadas.
Bom, essa salada é muito saborosa, mas achei meio exagerada...Ao mix de folhas com tomates (básico sempre), juntam meio (vejam a foto!) queijo camembert, gratinado com fio de aceto balsâmico, batatas coradas, salsicháo e o molho de ervas. Muuuito saborosa, hehehe!!
A salada niçoise é sempre gostosa e leve. Ao básico de folhas e tomates é acrescido anchovas, farta quantidade de atum, ovos, azeitonas e croutons. Por cima, o toque perfumado da pimenta rosa.
O Café Gourmand é uma opção de sobremesa sempre presente. Vejam a delícia: um creme patissiere, uma tortinha de suspiros com barrinhas de chocolate, um macaron e um mini sorvete, na embalagem - tudo, acompanhado por um cheiroso cafezinho...
Recusa, pela primeira vez
Em Vèzelay resolvemos almoçar no próprio restaurante do hotel no domingo. Satisfeitos com nossas experiëncias até então, Camila e eu resolvemos inovar, enquanto Ernesto ficou com o tradicional boeuf a bourguignon. Eu pedi uma espécie de rã, gratinada, como me pareceu. E a Camila tentou as anduilletes - o tal do embutido - mas servido num molho...nada interessante. Conclusáo: pela primeira vez, na vida, vi a Camila se recusar a comer algo. E eu... bem, comi as perninhas de rá sim. Mas me pareceram mais um tipo de camarãozinho num molho branco...Nada pra se repetir!!!
As anduilletes: náo agradaram... ..
...e nem as rãs...no gratinado!
(Essas situações acontecem! )
Agora, vejam abaixo, como é difícil manter qualquer dieta na Bourgogne.
As nougats sempre deliciosas, aqui, nas versões mais inusitadas
Chocolates, uma variedade enorme de formatos e cores...
Para terminar este post sobre a Bourgogne, publico essa foto que nos fez rir um bocado. Agora, saindo de Beaune, vamos passar por Lyon para uma parada de descanso, conhecer um pouco a cidade e rumar para a Provence!
Essa vaquinha não é uma fofa??? Estava decorando o quarto do nosso hotel!
------000OOO000-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário