Nossa visita à Cave Patriarche começou no meio da manhá e por algumas horas pudemos mergulhar, literalmente, nesse universo tão especial, do vinho. Após ouvirmos o audioguide com a história da cave e da família que a criou, iniciamos, sozinhos, o percurso de 5 km pelas galerias subterrâneas, no centro de Beaume. Pudera! Elas estáo ali desde o século XIII, embora Jean Baptiste Patriarche - cuja família até hoje administra o negócio - a tenha assumido em 1796. Naquelas galerias repousam três milhóes de garrafas de vinhos produzidos em diferentes épocas e rigorosamente controlados por um sistema informatizado que mantem sob registro o numero das rolhas de cada garrafa.
As degustaçoes sáo feitas em tastes vins, ja que as taças se tornam impraticáveis na quantidade de visitantes.
A livre caminhada pelas galerias silenciosas, em meio a garrafas com grossa camada de pó pelo tempo que estáo guardadas, é uma aventura incrível, que, muitas vezes, representa uma volta no tempo. Aventura que envolve, anualmente, 40 mil visitantes, segundo as informações.
Ao final, uma grata surpresa: para uma degustação "as cegas" a sommelier nos serve um tinto maravilhoso, de 1997. A idade se revela na quantidade de pó acumulada na garrafa. É uma visita que vale a pena!
---000OOO000---
Nenhum comentário:
Postar um comentário